terça-feira, 14 de abril de 2009

Novo ENEM ( Novo vestibular?)


Pois é senhores e senhoras, não bastasse a 'marolinha' para tirar o sono dos trabalhadores, o governo aparece com um projeto de mudança do ENEM para colar na testa de cada estudante que irá prestar vestibular este ano uma linda e pesada interrogação [ ? ] .

Vamos tentar neste post/artigo/matéria ou como queiram chamar, esclarecer o máximo e de forma resumida e direta o que representará esta mudança.

"Vou logo avisando que acho que isso é muito barulho para nada.'

O projeto é claro quando diz que a opção de utilizar a prova como única etapa de seleção para ingresso na faculdade, é de escolha da instituição. O que quer dizer que a instituição pode manter o formato de seleção atual no que diz respeito à utilização do ENEM.
Caso a instituição opte por seguir o modelo de fase única, tratando a prova do ENEM como única avaliação que leve à constituição de uma nota para o ingresso do estudante, aí sim é que vem a grande 'radicalidade' da mudança. Mas vamos entender como será a prova do ENEM.

O novo Enem será composto de quatro(4) grupos de testes de múltipla escolha realizados em dois dias. As provas ficariam distribuídas de acordo com as seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A proposta inicial é de 200 questões.
A proposta defende que as questões serão de cunho prático,crítico e que avaliarão o nível de informação do aluno, que sairão do universo 'decoreba' que o vestibular vinha firmando cada vez mais nos estudantes secundaristas ( e que pode ser o pesadelo da 'indústria do vestibular' ).

Sabendo disto, as instituições atribuirão os 'pesos' de cada grupo em relação a cada curso.
O estudante poderá, quando tiver a sua nota em mãos, se inscrever para 5 cursos diferentes, também poderá escolher instituições diferentes e ainda poderá ter acesso às notas dos estudantes já inscritos no curso (tendo a chance de comparar sua nota com a dos candidatos que estão na 'zona de classificação').
Todo o processo de inscrição será exclusivamente OnLine, e o estudante poderá mudar suas preferências de curso enquanto durar o período de inscrição (que entrem em ação, Os Espertos).

A proposta prevê a aplicação do novo Enem nos dias 3 e 4 outubro e a divulgação das quatro provas de múltipla escolha em 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi proposta para 8 de janeiro de 2010. Mas cogita-se a realização de duas provas no ano.


Mais tranquilo ? Mais aperreado ? Indignado ?

O fato é que, os espertos do mamãe-mandou vão ter mais brechas ainda para atuar.
O ensino médio está na mira de uma mudança (quase) radical com o que é proposto pelo novo ENEM.
E vai ter muito cursinho fechando as portas por aí.
Hoje 0,04% dos estudantes brasileiros fazem cursos fora de seu estado, enquanto nos EUA chega a 20%.
A realidade sócio-cultural é diferente claro, mas para muita gente a 'facilidade' que o ENEM trará para o ingresso em universidades fora de seu estado , será um estímulo muito grande pare que esta porcentagem mude em breve.


Por enquanto, é só.
Luz" e Paz"

Fonte: Limã☼ Analógic☼

4 comentários:

  1. opa tudo bom??
    é o Renato do Auto maia blog, achei muito interessante o que você comentou lá então resolvi fazer um post sobre o assunto. se você tiver tempo em ver, por favor

    http://automaiablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post :D
    ah, e colocarem Negro, ;)
    HAUSAHUSAHUSAHUSHUSHUSHu
    vi que voce é de Olinda, eu tb :D
    de que parte ti é?


    ;*

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma questão difícil, por um lado a mudança para o Enem é boa, pois realmente as antigas provas não avaliavam ninguém, mas também tem o lado ruim e nesse caso é a questão da imediatidade da prova, pois iso deveria ser apresentado antes e depois de um ano aplicado, assim os estudantes e professores não seriam pegos de surpresa e terem que mudar tudo de uma hora para outra. Na questão de "evasão de cérebros" que é o medo da maioria, acho que isso não acontecerá tão radicalmente como estipulam alguns.

    ResponderExcluir
  4. p que Enem??? Pq tem de se ter um processo de selecao de alunos, peneirando os mais bem preparados e excluindo os menos?
    Menos complicado do que tudo isso, seria possibilitar a entrada de todos os estudantes na universidade e contrlar o nível de ensino nas salas de aula, tanto na escola, quanto na uni.

    sinceramente, me irrita muito ver que depois de tantos anos de idade média, o sistema educacional continua discriminador. Se antes a lei natural do mundo impedia o campones de informar-se, hj é o Enem e o pensamento de que a formacao academica, hj quase divina, tem de ser merecida, nunca ofertada, pois na prática NAO É DIREITO de todo ser-humano/cidadao, ser instruido e intectualmente instigado ao máximo possível. A final de contas, o que seria das propagandas, das grandes emissoras e chefia do pais, se a massa da populacao fosse composta de muitos mestrados, doutorados ou Artistas-pensadores?
    O sabidao burgues vai pensar, mas assim é bom, pq do contrário teriamos um problema de ordem economica. Quem iria cortar cana? ou cavar buraco na obra para os jogos olímpicos?? A sociedade precisa sim de pessoas que se prestem a tal trabalho. Eu respondo. Entao que essa pessoa seja vc! e a ele pergunto, será que precisamos ainda de tanta cana e buraco nesse mundo?? além disso, nada impede qe alguem prefira sim, fazer um tipo de trabalho que eu nao goste ou ache desgastante, mas se sim, que isso seja uma clara demostracao de vocacao. eu acredito que nessa utopia toda ainda existiriam prostitutas, banqueiros, lixeiro, modelos e cantores de funk. Resultado, economia salva, gente pensante dominando o gueto!


    um grande abraco GEorgia!! obrigado pelo espaco!

    PS: autorizo o plágio dessa mini redacao para uso no ENEM !
    PPS: só peco que me conte, se serviu p alguma coisa! ;)

    ResponderExcluir